escrito por : Iury Santos Lima 10 de dezembro de 2012





E então pessoal, tudo certo com vocês? Espero que sim! =D
Pra quem ainda não sabia, consegui uma entrevista exclusiva para o blog com a quadrinista Bilquis Evely. Ela trabalhou na revista Luluzinha Teen, e contribuiu muito para a revista, com um dos mais belos traços de toda a história da revista em quadrinhos Luluzinha Teen! Nesta entrevista, você saberá como é participar da produção deste grande fenômeno, que é LT e ainda saberá o que fazer se você sonha em trabalhar neste ramo. Então, vamos lá!



 X-DIVERSÃO: Bilquis, você trabalhou na revista Luluzinha Teen durante quase 3 anos, e foi uma das melhores desenhistas que a revista já viu. Foi difícil conseguir entrar neste trabalho? Fale um pouco sobre isso.




BILQUIS: Não foi difícil entrar, porque eu já tinha uma boa base de desenho, mas foi difícil começar. A revista tem o seu próprio estilo e traço, foi complicado seguir aquilo sem descaracterizar os personagens. É mais difícil do que parece.  
--------------------------------------------------------------------------------------
Abaixo, alguns desenhos feitos por Bilquis para a revista Luluzinha Teen:
Clique nas imagens para exibi-las em tamanho maior.









X-DIVERSÃO: Sua arte é realmente muito linda! E enche os olhos que quem a vê. Durante quanto tempo você estudou desenho? É difícil?

BILQUIS :Eu sempre desenhei, mas comecei a estudar mesmo e conhecer as técnicas de desenho e narrativa com 17 anos. Eu continuo estudando, pesquisando, e etc. Desenhista nunca pode parar de estudar.


X-DIVERSÃO: Qual foi a sua reação ao saber que seria contratada para desenhar LT? 


BILQUIS: LT, foi o meu primeiro trabalho com quadrinhos. Amo quadrinhos e sempre gostei de Luluzinha. Fiquei muito feliz!



X-DIVERSÃO: Qual é a parte mais legal e a mais chata de trabalhar com Quadrinhos?

BILQUIS: Pergunta difícil. Acho que gosto de todas as partes. É claro que não é um mar de rosas, sempre vai ter alguma coisa chata alguma hora, mas nada específico.
------------------------------------------------------------------------------
Aqui alguns dos lindos trabalhos de Bilquis:


X-DIVERSÃO: Durante esses quase 3 anos em que você esteve trabalhando na revista, com certeza você teve muitos desafios... E então, em sua opinião, qual foi a edição mais “chatinha” de desenhar, e qual a que você mais gostou?

BILQUIS: A mais chata foi a 29, eu acho. Não tinha como usar muita criatividade, e os cenários eram muito repetitivos. Acho que as edições que eu mais gostei de desenhar foram a 17 e a 28, estavam bem aventurescas e divertidas! 


X-DIVERSÃO: Você teve a oportunidade de desenhar uma edição especial sozinha ( Glorinha Fashion) Qual foi a sua reação ao saber que teria essa grande responsabilidade? E como foi o processo de criação das páginas? Conte tudo!

BILQUIS: Eu gostei muito! A Glorinha é a personagem mais engraçada da revista, na minha opinião. Mas a  minha reação foi a mesma das outras, porque o processo foi igual ao das outras revistas. Eu lia o roteiro, fazia os rascunhos, enviava para aprovação e finalizava. Foi muita correria, mas foi legal controlar todas as páginas da história. 

X-DIVERSÃO: Agora vamos fazer tipo um ping-pong, ok?
Uma inspiração:

BILQUIS: José Luis García-López, meu desenhista favorito.

X-DIVERSÃO: Um sonho:

BILQUIS: Que os quadrinhos nacionais prosperem.

X-DIVERSÃO: Um herói? (ou heroína):

BILQUIS: C.S. Lewis, meu escritor favorito.

X-DIVERSÃO: Uma paixão:

BILQUIS: Desenho. (Sério? Hehe.)
-------------------------------------------------------------------------------
Mais desenhos de Bilquis *---*



X-DIVERSÃO: Podemos  esperar por um título só seu? Com roteiro e arte, tudo preparado por você?

BILQUIS: Sim, um dia eu pretendo me dedicar a isso. 






Perguntas dos fãs


Matheus Henryke:

Com qual personagem de Luluzinha Teen você se identifica e mais gosta? Por quê?

BILQUIS: Acho que me identifico mais com a Aninha...porque ela é nerd. Eu sou quadrinista então tecnicamente eu também sou. Mas a personagem que eu mais gosto é a Glorinha, ela é bem divertida. As cenas que eu mais me diverti desenhando foram dela.

X-DIVERSÃO: O Matheus enviou também outra pergunta, e por ela ter sido tão boa, estou passando-a a todos os entrevistados que trabalham na LT.

Matheus Henryke: Complete a frase: Luluzinha Teen  e sua Turma pra mim é

BILQUIS: ...uma revista que merecia mais reconhecimento. Não é fácil manter uma revista mensal nas bancas e ela consegue.

Gabriel Taliati:
Bilquis, para pessoas que estão tentando fazer mangás, o que você sugere? Edição no computador, ou fazer tudo a mão livre mesmo? E onde você  acha que um mangaká que quer  fazer sucesso deve publicar seus mangás?

BILQUIS: Primeiro o artista deve estudar e aprender técnicas de desenho, digo, aprender a desenhar estilo realista também, porque se você conseguir desenhar isso bem, você consegue desenhar qualquer outro estilo de um modo muito melhor.
Sobre trabalhar no computador ou à mão livre, isso é de cada um. É bom testar os dois modos, e ver qual é o mais confortável pra você. Eu já desenhei LT com ferramentas tradicionais (canetas, pincéis, etc), mas já trabalhei com tablet, direto no computador.
Fazer sucesso, não é fácil, não importa o estilo. É necessário muito esforço e persistência. A dica é: pesquise sobre outros artistas que já publicaram por aqui e como eles fizeram isso. 


Gleice Lima:
Bilquis, você como desenhista, o que tem a dizer sobre sua vida depois que você começou a trabalhar nesse ramo? Tinha planos de seguir outra profissão sem ser a de desenhista? Você  se sente satisfeita fazendo o que faz hoje?

BILQUIS: A minha vida não mudou muito, eu sempre desenhei o tempo todo, a diferença é que agora eu ganho pra fazer isso. Haha!
Eu nunca pensei em outra profissão. Eu sempre quis trabalhar com quadrinhos e desenho. E sim, me sinto muito satisfeita.

 ------------------------------------------------------------------------------------

 X-DIVERSÃO: Bilquis, você é uma das maiores desenhistas que conheço, e é muito querida pelos fãs de Luluzinha Teen. Qual o recado e recomendações que você deixa para todos aqueles que também querem seguir a carreira de Quadrinista?


BILQUIS: Acho que vou acabar dizendo o que os outros artistas sempre dizem: estude e persista! Porque não existe outra forma. Não se contente com os seus desenhos, sempre busque melhorar, busque por livros de desenhos, existem muitos. Pesquise sobre outros artistas. Leia livros sobre narrativa de quadrinhos, existem alguns muitos bons. Isso é muito importante, se você quer ser um quadrinista não basta desenhar bem, é necessário contar histórias com imagens. E lembre-se: Divirta-se sempre!
------------------------------------------------------------------------------------

E esta foi a  nossa entrevista com Bilquis Evely! Espero que tenham gostado *--*

Abaixo, mais desenhos da grande quadrinista Bilquis:

Créditos de imagem: Bilquis Evely
Créditos de imagem: Bilquis Evely
Créditos de imagem: Bilquis Evely
Créditos de imagem: Bilquis Evely
Créditos de imagem: Bilquis Evely/ Divulgação.
Agradecimentos: Bilquis EvelyBilquisAgradeço por ter disponibilizado seu tempo e ter respondido às perguntas da entrevista. Muito obrigado.







{ 2 Comentários... read them below or Comment }

  1. Alem de talentosA, eh extremamente profissional e com uma produtividade incrivel. Eduardo tavares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Eduardo, a Bilquis é muito talentosa mesmo, eu a admiro muito! *--* Obrigado por ler a entrevista! Abraço. =D

      Excluir

- Copyright © X-Diversão - Hatsune Miku - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -